Sonhar, construir (mas sem pesadelos)

Vai construir? Leia esse texto

Por Renata Mascarenhas 05/01/2022 - 13:22 hs
Foto: freepik.com

No dicionário o verbo CONSTRUIR, no transitivo direto, significa: criar (algo) juntando materiais variados em determinada forma, seguindo determinado projeto. E é isso o que acontece nas obras em geral.

Mas esse texto não é para romantizar a construção, vamos jogar a real: construir dá trabalho!

Então, se você vai construir ou está construindo leia esse texto. Não queremos te desanimar, e sim encorajar para que você siga em frente, pois é uma experiência única.

É necessário planejamento, dedicação e tempo. E depois de dois anos na Arqweb, tivemos muitos casos de pessoas que passaram por essa experiência.

Inclusive relatos daqueles que irão construir de novo, sim, sem espanto. E quando perguntamos o motivo de se aventurar novamente, temos retornos como: “para não errar como errei na primeira”, essa é boa! Ou também “gostei de construir, fiz planejamento, fiz vários orçamentos, tive sorte na escolha de profissionais, mão de obra qualificada e bons fornecedores”, sucesso!

Histórias felizes como a de um casal que resolveu construir com financiamento da Caixa, com contratação de engenheiro e arquiteto com excelente sintonia, respeitando o cronograma da construção. Tudo saiu conforme desejado. Ficamos felizes em ouvir essas conquistas.

Ainda que não nos surpreenda, há também relatos de erros já desde o início da empreitada, da escolha do terreno, materiais ou do projeto arquitetônico mal executado.

Também aqueles que não foram afortunados: construtora abandonou o caso, faltaram recursos, ou ainda discórdia entre o casal e envolvidos. Isso infelizmente acontece.

Principalmente quando a construção tem o casal envolvido, é necessário mais razão do que emoção. A razão é o custo de tudo isso, a emoção é o resultado maravilhoso concluído cumprindo a expectativa.

Mas até ai buscamos trazer conteúdo para evitarmos essas dores de cabeça.

Pense que na construção, o início da obra é o mais importante. Como no ditado persa: “não ergas alto um edifício sem fortes alicerces, se o fizeres viverás com medo”. O alicerce é a base, invista nele. Acabamentos, móveis planejados, piscina, área gourmet, podem ficar em segundo plano, não se desespere. É preciso alinhamento dos objetivos e foco.

Um recado para as mulheres: sejam presentes em todas as etapas da sua obra. Muitos casos de sucesso envolvem a presença delas na construção, e não só na escolha dos acabamentos, elas se envolvem visitando o canteiro de obra, acompanhando o passo a passo da construção, o trato com a mão de obra e fornecedores. Isso é importantíssimo, o entendimento gera economia. Com certeza a construção será belíssima.

Construir envolve nossos sonhos, mas para que não vire pesadelo, tenha um bom projeto arquitetônico, tenha planejamento, contrate bons profissionais, faça orçamentos, envolva as pessoas que vão habitar ou trabalhar no imóvel, se envolva. Com disciplina, resiliência e paciência o seu sonho será concretizado.

Conte com a gente!

Renata Mascarenhas é jornalista especializada em construção civil e sócia fundadora da Arqweb. Mande sua mensagem para comercial@arqweb.com.br