Etapas para construir um muro de arrimo

Dica de obra: muro de arrimo

Por Ricardo França 30/10/2021 - 11:30 hs
Foto: Arqweb
Etapas para construir um muro de arrimo
Muro de arrimo em bloco estrutural de concreto. Construtora SOLUT

O que é o muro de arrimo?

Se tem uma coisa que encarece a obra, é o muro de arrimo. Porem graças ao muro de arrumo é possível tirar o melhor proveito do terreno e projeto. Nesse artigo a Arqweb apresentará de forma simples o que é um muro de arrimo: que é uma estrutura construída com blocos e seu objetivo é estabilizar as encostas ou taludes próximos as construções, isso em diferentes locais, como pontes, ruas, estradas e áreas urbanas.

O seu objetivo é conter as paredes verticais e/ou quase verticais. Para isso, o muro é construído próximo as paredes, que ficam apoiadas em seu alicerce. Lembrando que, pode ser tanto um alicerce raso quanto um profundo.

Etapas da construção de um muro de arrimo

A construção de um muro de arrimo não é uma tarefa simples, ela exige muito cuidado e atenção. Sendo assim, colocaremos algumas etapas para a construção do muro de arrimo de concreto armado.

É sempre importante relembrar que a ajuda e auxílio de um profissional é indispensável na obra. Então, nunca se esqueça de recorrer a um profissional antes de iniciar a obra. Vamos separá-las em três etapas principais.

A base do muro de arrimo

1. A criação do projeto: o primeiro passo é sem dúvidas um dos mais importantes, já que nele serão avaliados o formato do terreno, geometria do muro, melhores materiais, drenagem indicada etc. O profissional indicará as melhores alternativas para o seu caso.

2. Corte da encosta: as encostas ou vertentes são os lados do terreno a serem cortados. Este corte precisa ser bem executado para que não ocorra nenhum problema que cause danos a obra e a vizinhança. Se o seu muro for para conter um aterro não passará por essa fase.

3.Abertura da base do muro: nesse passo será aberta ou escavada a base do muro de arrimo, ela é conhecida como sapata, sem ela o muro pode ficar desestruturado e possivelmente instável.

Muro de arrimo construído em concreto armado e bloco maciço (tijolinho)
Arqweb na obra: muro de arrimo construído sistema de concreto armado (aço + concreto) e fechado com bloquinho maciço, bem tradicional na região de Piracicaba. 

A estruturação do muro de arrimo

1.Implementação da primeira camada de concreto: agora, será implementada a primeira camada de concreto magro com espessura de no mínimo 5 centímetros. Ela criará uma melhor superfície para as montagens das armaduras e concretagem.

2.Armações da base: as sapatas serão montadas de acordo com o projeto de obra e elas serão responsáveis por resistir à tensão de tração que ocorrerá durante ao longo do tempo no muro. Junto a isso, monta-se as armaduras que conectarão a base com a parede do muro.

3.Montagem da sapata: então, a montagem da forma da sapata do muro de arrimo será feita, ela conterá o concreto e dará forma correta à base do muro.

4.Concretagem do suporte do muro: o concreto usado para a concretagem do suporte ou base, pode ser o feito na obra ou o usinado. Deve-se ter cuidado, o concreto precisa ser vibrado, para que não apareça imprevistos no futuro, como brocas ou outra patologia no futuro.

5.Levantamento das armações da parede: assim que a base estiver pronta, será montada a parede do muro, isso será feito de acordo com a indicação do projeto.

6.Levantamento das formas da parede: agora que as armações já estão feitas, o levantamento das formas terá que ser estanques e ainda garantir a perfeita geometria para o muro.

7.Levantamento do sistema de drenagem: existem duas possibilidades para serem usadas nessa etapa. A primeira, é o uso de barbacãs, que são pequenos tubos de PVC ao longo da estrutura. O intuito dessa etapa é eliminar a água por seus furos. A segunda, é a utilização de um tubo de drenagem entre a encosta e a parede, protegido por uma mata geotêxtil e envolto em um material regular. Esse o tubo, levará a água drenada até o sistema de drenagem pluvial.

Muro de arrimo executado com bloco estrutural de concreto
Muro de arrimo que terá 3 metros de altura executado em concreto armado e fechamento em bloco estrutural em concreto. Construtora Solut 

A finalização do muro de arrimo

1.Concretagem da parede do muro: logo após, será a vez do muro ser concretado. Nesse passo, é necessário o cuidado com a quantidade de concreto usado, já que se o muro for alto, é possível que o mesmo perca qualidade durante a concretagem se não cuidado.

2.Execução do aterro: por fim, será compactado o aterro e executado conforme a indicação do profissional. Ainda, é o último passo caso o objetivo seja conter o aterro.

Impermeabilização da face do muro de arrimo em contato direto com o solo

Para a impermeabilização da face externa (contato com o solo) do muro de arrimo, é preciso analisar a situação e escolher o sistema mais adequado. 

Em cada situação é possível se utilizar de diferentes tipos de materiais, como por exemplo emulsão asfáltica, argamassas impermeabilizantes, manta asfáltica, entre outros, desde que sejam projetados para suportar cargas. O mais comum nesse tipo de caso, contudo, é a manta asfáltica.

Preparação da superfície para a manta asfáltica: como em qualquer tipo de situação em que será aplicada manta asfáltica, a superfície precisa estar limpa, livre de pó, óleos, graxa, e também devidamente regularizada e plana.

Aplicação do primer: o primer é que vai garantir a aderência da manta na superfície. Dessa forma, ele é aplicado previamente e os prazos para secagem devem ser respeitados. Só então a manta asfáltica deve ser aplicada.

Aplicação da manta asfáltica: a manta asfáltica deve ser desenrolada e posicionada na superfície do muro de arrimo. Com o auxílio de um maçarico, a manta é colada e se adere no substrato. É preciso prestar atenção para o transpasse de 10 cm nas emendas para evitar falhas futuras nas juntas.

 É sempre bom lembrar que a impermeabilização com manta asfáltica tem a sua garantia e durabilidade diretamente relacionada à qualidade da execução. Portanto, lembre-se que este é um serviço para empresas e profissionais habilitados e experientes.

Essas são algumas das principais etapas para a execução de um muro de arrimo de concreto armado. Essas etapas, podem mudar, seja pelo tamanho do terreno, do muro e o tipo específico de muro escolhido.

Cuidados com o muro de arrimo

Além de buscar um profissional qualificado para o serviço, diremos alguns cuidados à serem tomados com o muro de arrimo. Entre eles estão:

  • Cuidado para que a escavação não cause instabilidade ao muro.
  • Verificar se o sistema de drenagem está sendo executado de forma adequada.
  • Analisar a estabilidade da estrutura e o contudo de talude-contenção.
  • Não é indicado que a construção dos muros de arrimo por gravidade seja em zonas superiores do talude ou encosta.
  • Colocar uma camada de brita entre a terra e os drenos para a tração da água não leve pequenas partículas de água para os drenos, já que isso pode fazer com que eles entupam.

Então, gostou desse artigo? Quer saber mais sobre a construção civil, arquitetura e ter dicas de obras? Siga a Arqweb nas redes sociais. 

Confira os fornecedores de nosso portal.

Tags: Muro De ArrimoMuro GabiãoMuro De Arrimo Por GravidadeMuro De Arrimo Por PesoO Que É O Muro De ArrimoMuro De AlvenariaMuro De PneuMuro De Sacos De Solo-CimentoConstrução Do Muro De ArrimoCuidados Com O Muro De Arrimo