O que é financiamento para aquisição de terreno e construção?

Aquisição de terreno e construção

Por Ricardo França 17/10/2021 - 20:49 hs
Foto: Arqweb Financiamentos
O que é financiamento para aquisição de terreno e construção?
O que é financiamento para aquisição de terreno e construção?

Com o financiamento para aquisição de terreno e construção você adquire o terreno e constrói sua casa financiando em até 35 anos

Mas o que é financiamento para aquisição de terreno e construção? 

Nessa linha de financiamento, a Caixa ajuda você e sua família a comprar seu terreno e construir a sua moradia e o seu FGTS pode fazer parte do pagamento. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.

A aquisição de terreno e construção é uma linha de financiamento onde o comprador, além de adquirir um lote, também receberá um valor para a construção de um imóvel. Contudo, o processo exige dos interessados alguns requisitos a serem preenchidos. 

Neste artigo a Arqweb esclarece como funciona esse tipo de empréstimo, quem pode fazê-lo e as formas de pagamento disponíveis. 

 Oferecida pela Caixa Econômica Federal (CEF), a aquisição de terreno e construção é um financiamento que permite a compra de um terreno em conjunto ao material de construção. Dessa forma, além de adquirir a porção de terra, o comprador também consegue erguer o novo lar.

A diferença dessa modalidade de empréstimo é a possibilidade de utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitar parte do pagamento. O montante liberado para a compra é cedido através do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Já como garantia, o financiamento utiliza a alienação fiduciária, ou seja, a transferência de posse de um bem do devedor ao credor.

Em relação ao pagamento, é possível parcelar o valor total do empréstimo em até 35 anos. É importante ressaltar que, nesse tipo de financiamento, o comprador pode possuir imóveis em seu nome. Além disso, não há um teto para a renda. Contudo, se o comprador já possuir um lote, esse será a garantia na negociação.

 Para facilitar, utilize o simulador no site da CAIXA. Ele aponta quais as melhores opções de acordo com o seu perfil e ajuda na sua decisão para escolher o melhor financiamento. Veja a que melhor se encaixa no seu bolso e mãos à obra!

Para saber sobre os juros de obras para construir ou comprar imóveis em fase de construção, clique aqui

Como contratar o financiamento para aquisição de terreno e construção? 

Saiba como conseguir o seu financiamento com a Arqweb: 

1. Faça uma simulação com a gente ou diretamente no site da CAIXA

Você faz a simulação para saber de quanto vai precisar. Depois é só reunir os documentos necessários e levar ao correspondente Caixa mais próximo.

2. A Arqweb analise junto com a CAIXA o seu cadastro

Através da Arqweb, Correspondente Caixa Aqui – CCA, recebe e analisa a sua documentação, e, após a aprovação do seu cadastro, mostra para você as condições permitidas para a compra do seu terreno, como, por exemplo, possibilidade de usar o FGTS, o valor de financiamento, a prestação e o prazo para pagar.

3. Comece a utilizar o recurso

Pronto. Uma vez aprovado o seu cadastro, a Caixa faz a avaliação do seu terreno, e você assina o contrato.

Condições para financiamento para aquisição de terreno e construção

  •  A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta
  •  Possuir capacidade civil e de pagamento
  • Não ter recebido desconto do FGTS em outro financiamento habitacional

Documentação para financiamento para aquisição de terreno e construção

  • Documento oficial de identificação
  • Comprovante de renda
  • Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal

Confira a lista de documentos completa.

 Como solicitar o financiamento para aquisição de terreno e construção?

Para conseguir o financiamento na modalidade aquisição de terreno e construção, os compradores interessados precisam atentar-se aos requisitos para obter o empréstimo. Saiba quais são eles: 

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado (caso possua mais de 16);
  • Não estar em cadastro de devedores do SPC, SERASA ou Banco Central;
  • Não ser proprietário de qualquer outro imóvel residencial no município de domicílio ou onde trabalha;
  • Não possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;
  • Não ter abatido o valor total de outro financiamento com o FGTS;
  • Utilizar o imóvel exclusivamente para moradia.

Liberação do dinheiro do financiamento para aquisição de terreno e construção

Assim que a documentação e o projeto da casa forem aprovados, você será chamado para uma entrevista. Nela, tudo que foi pedido será analisado e encaminhado para a aprovação dos setores responsáveis. Caso tudo esteja conforme os padrões do banco, o dinheiro será liberado. Contudo, como muitos podem pensar, ele é entregue em parcelas.

A primeira delas corresponde ao valor total do terreno, que é depositado na conta da pessoa que vendeu o lote. Já as parcelas seguintes serão divididas e entregues conforme o avanço das obras. Portanto, se você estiver com pressa, reserve uma quantia para o pagamento da mão de obra. Dessa forma, não haverá atraso na construção.

 Projeto da casa com financiamento para aquisição de terreno e construção

Quem decide como será o projeto da casa é o próprio proprietário junto ao engenheiro contratado para chefiar a obra. Entretanto, tal projeto deve passar pelo crivo da Caixa Econômica. Dessa forma, é preferível que se procure um profissional já habituado com os trâmites do banco, a fim de evitar complicações na aprovação do projeto.

Mesmo sendo possível fazer alterações no escopo da casa durante sua execução, é preciso solicitar aprovação da prefeitura do município onde a casa será localizada e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Logo após, comunique formalmente à CAIXA. As mudanças só podem ser realizadas se o parecer do setor de engenharia do banco for positivo.

Agora que você conhece os procedimentos para a obtenção do empréstimo de aquisição de terreno e construção, consulte a Arqweb Financiamentos para auxiliar em todo o processo para aquisição do terrenos e construção da sua nova casa. 

Nos envie um e-mail para caixaaqui@arqweb.com.br ou envie mensagem por WhatsApp através do 19 99442-8064