Importância do projeto em escadas de concreto armado

Projeto de escadas

Por Ricardo França 03/10/2021 - 19:30 hs
Foto: Google (autor não identificado)
Importância do projeto em escadas de concreto armado
Importância do projeto em escadas de concreto armado

A Arqweb foi pesquisar e trazer para seus leitores e seguidores a importância de bom planejamento, projeto e execução nas escadas, que já observado em suas visitas às obras diversas irregularidades e demolição inclusive por falhas diversas. 

Você sabia que os projetos de escadas devem seguir projeto e normas técnicas? 

Sim e por isso a Arqweb destaca a importância de contratar um engenheiro civil especialista em cálculos para execução do projeto estrutural, em especial de estruturas de escadas em concreto armado. 

Os cálculos estruturais serão realizados em função do projeto arquitetônico e modelo. Mas não para pôr ai e é necessário levar em conta quais cargas levar em consideração para que não tenha problema com sua escada. 

Projetar e executar escada de concreto armado é um item de alta dificuldade e após escolha do modelo e tipo definido no projeto arquitetônico é muito importante planejar como e a mão de obra qualificada para execução diante as possibilidades, como escadas retangulares armadas transversalmente, longitudinalmente ou em cruz; com patamar; com laje em balanço; em viga reta, com degraus em balanço; com degraus engastados um a um; com lajes ortogonais; ou com lajes adjacentes.

Independentemente da tipologia, para a elaboração do projeto de escadas precisa ser de acordo com as normas técnicas conforme abaixo:

  • ABNT NBR 8681 – Ações e segurança nas estruturas – Procedimento; 
  • ABNT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento;
  • ABNT NBR 6120 – Cargas para o cálculo de estrutural de edificações;

Como dimensionar uma escada? 

Ao dimensionar uma escada, importante considerar o tipo: por exemplo, se os degraus são engastados, é obrigatório considerar uma força normal supostamente concentrada no ponto mais desfavorável da escada conforme definido na norma NBR 6120.

Deve ser levado também em conta no dimensionamento da estrutura da escada a sobrecarga acidental e os pesos da própria escada, que envolve parapeitos e tipo de revestimento e seus pesos.