Obra dá muito trabalho!?

Por F.F. Engenharia

Por Eng. Fernando Oliveira, F.F. Engenharia 04/09/2021 - 13:30 hs
Foto: Arqweb
Obra dá muito trabalho!?
Com planejamento e compatibilização a sua obra pode reduzir os transtornos

A convite da Arqweb, o casal e engenheiros Fernanda e Fernando Oliveira, da F.F. Engenharia, de Piracicaba, empresa inovadora na gestão de obras da região, elaborou um artigo e sua ótica sobre obras de construção civil: obra sem “muita” dor de cabeça: é possível? 

Essa frase popular, infelizmente é pura realidade, sim, obra dá muita dor de cabeça, e o casal Fernando e Fernanda Oliveira, só consideram duas formas para resolver isso: 

Primeiro: se você não liga para o resultado final da obra, o que te entregarem você aceita e não leva em consideração o planejamento inicial da sua construção, sem problemas. 

Segundo: Se uma boa gestão é fundamental para você e não aceita o risco de ter uma obra sem qualidade, você deve contratar um profissional qualificado para gerenciar a sua obra e assumir essa “dor de cabeça”, garantindo a entrega da construção de sua casa, conforme o planejamento e sonhado inicialmente. 

Aqui está o grande segredo da gestão da obra: não significa que obra não dará "dor de cabeça", mas significa que se contratar um profissional qualificado para assumir essa “dor de cabeça”, pode ser o melhor caminho para o sucesso de sua obra. É essa a melhor decisão a ser tomada para iniciar uma obra? Sim!  

Mas porque obra gera essa "dor de cabeça" terrível e temida por várias pessoas que já construíram?

Para responder essa pergunta, o casal Oliveira complementa e destaca alguns pontos, como: desconfiança, desperdícios, cronograma de obra mal elaborado, execução de obra que não consegue acompanhar o cronograma, dentre outras diversas situações! 

Porém, destacam que o princípio de todos ou quase todos os problemas na obra está além da falta de planejamento: a compatibilização dos projetos, que consiste em analisar todos os projetos que fazem parte de uma edificação, como estrutural, arquitetônico, hidráulico, instalações, paisagismo, impermeabilização, sanitário, elétrico, climatização e outros que houverem. 

Agora que você sabe o que é compatibilização, saiba também que é aqui que está a principal causa da grande “dor de cabeça” das obras e que poucos te contam, pois com a falta de análise e compatibilização, é o que faz as coisas saírem erradas na obra, causando incompatibilidades, retrabalhos e em alguns casos, fazer com que o trabalho já realizado, tenha que ser demolido, comprometendo e desperdiçando o prazo, materiais, dinheiro na obra. 

Nesse ponto a Arqweb destaca que o que é despejado nas caçambas e a quantidade de caçambas que saem de uma obra, é um termômetro se sua obra está indo mal ou bem, assim como reflexo do planejamento ou a falta dele. Lembre-se: exceto no caso de demolição programadas, o que é desperdiçado na caçamba de uma obra nova, nada mais é que material novo sendo desperdiçado. 

Ou você deixa como está a sua obra, se constatar alguma irregularidade ou aceita o que foi executado de forma não planejada!

O que se pode concluir e é o tema principal desse artigo, que é possível reduzir as “dores de cabeça” de uma obra, com a contratação de profissionais, como engenheiros e arquitetos qualificados e especializados no gerenciamento de obras, para auxiliar no planejamento e na compatibilização dos projetos, antes mesmo de assentar o primeiro tijolo da obra.

Muitos problemas encontrados nas obras, principalmente obras residenciais, podem ser evitados com a compatibilização!

Para o casal Oliveira a compatibilização de projetos, ou a pré construção é a etapa mais importante da obra, iniciando-se no projeto, passando pela etapa da primeira estaca de fundação perfurada no terreno onde ocorrerá a construção da nova casa até o último nível da elevação da caixa d’água.

É nessa etapa, a de planejamento e compatibilização da obra, que se define custos e a entrega dos cômodos no esquadro correto, assim como o pé direito na altura planejada e consequentemente evitando aqueles cortes e rompedores nas vigas estruturais, que compromete, toda segurança da sua obra.

Mas, como evitar ou reduzir os transtornos da obra? 

A dica é: não assuma essa responsabilidade sozinho ou essa “dor de cabeça” se você não possui conhecimento e qualificações suficientes para garantir a entrega da construção de sua nova casa conforme planejado e contrate um profissional qualificado, de confiança, que lhe entregue não somente conhecimento técnico, mas garanta a boa comunicação entre todos os profissionais envolvidos na obra.

Converse antecipadamente sobre as condições que estão sendo contratadas, sobre como se dará o início da obra e certifique-se de que o perfil do profissional contratado, está dentro do que espera e avalie a transparência das ações e decisões, que serão posteriormente de extrema importância no decorrer da obra e por fim, procure saber sobre o histórico do profissional.

Portal da Arqweb Rede da Construção Civil tem a preocupação de especificar fornecedores e profissionais qualificados! 

Quanto ao custo com o gerenciamento, o casal Oliveira garante com muita propriedade que se converterá em economia, desde evitar desperdícios e retrabalhos, até economia na compra dos materiais, assim como prazos.

 Seja para realizar seu sonho ou para investir na construção da nova casa, faça o correto: não seja mais um a espalhar a cultura de que obra é sinônimo de “dor de cabeça” ou ser mais um que foi investir em imóveis e acabou no prejuízo. 

Realize seu sonho e usufrua dele, invista e garanta o lucro em tendo uma construção bem planejada.

Fernando e Fernanda de Oliveira são engenheiros civis, sendo Fernando com MBA em Gestão Empresarial e estão no Portal da Arqweb como F.F. Engenharia. 

Arqweb é um portal da construção civil, que atua no interior de São Paulo, na região de Piracicaba, Limeira, Rio Claro, Americana e agora em Campinas, que tem como objetivo, apresentar um grupo de fornecedores e profissionais qualificados, além de dicas e macetes de obras, para que o sonho da construção da nova casa transcorra com o mínimo de transtorno possível, além de facilitar e deixar o processo de obra mais leve. 

Arqweb também auxilia quem vai construir a fazer o gerenciamento financeiro de sua obra, conforme Planilha de Construção Individual (PCI) da CAIXA e disponibilizou uma planilha on-line e gratuita para facilitar seu processo de construção, onde você fará o Gerenciamento de obras on-line, por etapa e com as especificações dos melhores fornecedores. 

Com a Arqweb ficou mais fácil construir! 

Fernanda e Fernando Oliveira, da F.F. Engenharia contribuíram com esse artigo para A Arqweb

Fernando e Fernanda Oliveria, da F.F. Engenharia, contribuíram com esse artigo para a Arqweb.