O que é laca?

Mas afinal, o que é laca? O que é processo de laqueamento?

Por Ricardo França 19/03/2021 - 09:30 hs
Foto: Global Portas e Batentes
O que é laca?
Na Arqweb sempre somos consultados sobre o que é laca. Mas afinal, o que é?

Na Arqweb sempre somos consultados sobre o que é laca e prestadores de serviços. Mas afinal, o que é laca? O que é processo de laqueamento?

 

Muito comum no Brasil entre 80 e 90 a laca surgiu em meados da década de 70 com a intenção de trazer diferentes tonalidades e cores para os móveis da época e mantém-se ainda hoje como um dos acabamentos mais utilizados em móveis de madeira.

 

Com uma infinidade de cores e tonalidades, notamos que o branco e o preto ainda predomina, como foi o caso da obra que visitamos num condomínio em Piracicaba, junto com Paulo Inforsato, proprietário da empresa Global, especializada em portas e batentes de madeiras e localizada na cidade de Saltinho, na região de Piracicaba e que forneceu todas as portas internas dessa obra visitada.

 

O processo de laqueamento verdadeiro é realizado pela própria empresa e pode ser escolhido entre acabamento fosco ou brilhante, reforça Paulo, da Global Portas e Batentes.

 

O acabamento em laca é marcado pela versatilidade e ganha destaque em qualquer tipo de decoração, seja ela clássica, moderna ou contemporânea!

 

Dica da Arqweb: Se você tem um móvel de madeira ou mesmo portas de sua residência deteriorados por conta do tempo, é uma ótima ideia para quem quer dar uma cara nova no ambiente, restaurando com o uso do acabamento em laca.

 Pin em Casa

 

Mas, como é feito a laca?

 

 A laca é um tipo de acabamento feito em móveis e portas de madeira. Na empresa Global Portas e Batentes o primeiro processo é passar massa especial para fechar os poros da madeira, em seguida é feito lixamento bem especifico e passado uma demão de fundo preparador, corrigindo as imperfeições da madeira, que após secagem é lixada novamente e repetido  o processo de uma nova demão de fundo preparador, visando selar a superfície do material e com isso eliminar riscos, emendas, ranhuras e imperfeições e deixando pronto para o acabamento final em laca.

 Para acabamento final perfeito, as portas laqueadas pela Global recebem de 4 a 5 demãos de acabamento! 

 

O resultado final é uma porta lisa, podemos dizer que perfeita, conforme constatado por Ricardo França, da Arqweb que acompanhou o processo de instalação das portas fornecidas para a obra visitada.

 

Importante reforçar, que no caso das portas, o conjunto todo que é laqueado: batentes, guarnições e as portas.

 

 

Qual melhor acabamento: fosco ou brilhante?

  

Conforme destacado, por conta do processo de preparação e pintura, Paulo Inforsato informa que a laca fosca tem uma maior resistência. A ausência de brilho e um toque acetinado, é indicada para móveis que tem bastante uso como cozinhas, cômodas, escrivaninhas, além das portas.

 

Já as lacas brilhantes têm aspecto reflexivo, parecido com o verniz, tornando-a mais frágil à riscos e batidas, indicada para os móveis que não tem muito toque como painéis, estantes decorativas, mesas laterais.

 

Em termos de custo, a cor padrão branco é menor que na cor preta e a laca brilhante tem um custo um pouco elevado se comparada a laca fosca, isto porque a laca brilhante tem uma etapa a mais, o polimento.

 Porta Interna em Laca Preta | Quarto com parede preta, Pintura de portas,  Decoração da sala

 

Como fazer a limpeza de superfícies em laca?

 

Quanto a manutenção e limpeza, Valquiria Torresan, sócia da Global Portas e Batentes informa que a manutenção não é necessária, porque a laca é uma superfície muito lisa e também que não pode passar cera ou outros produtos, que podem manchar a peça laqueada. Quando utilizado cera para polir a laca, deve ser feita por um profissional.

 

Quanto a limpeza diária, é utilizado somente um pano seco, limpo e macio, para retirada da poeira e se tiver alguma mancha ou marca de mão, pode ser utilizado detergente neutro diluído em água. Evitar esfregar muito, para não ofuscar o brilho da laca e consequentemente aparecimento de manchas.

 

Nunca utilizar produtos desengordurantes, abrasivos ou que contenham qualquer tipo de solvente e nunca utilize buchas ou produtos ásperos para a limpeza. 

 

Na maioria das vezes o pano seco resolve, pois o poro da madeira é bem fechado e por ter superfície muito lisa. 

 

 

Quais são as vantagens da laca?

 

  • Facilidade na limpeza
  • Não amarela com o passar do tempo;
  • Uniformidade na pintura (sem emendas);
  • Sensação de amplitude;
  • Requinte;
  • Acabamento muito superior (liso e sem manchas);
  • Muitas opções de cores;
  • Alta durabilidade (anos sem manutenção de pintura);

Pelas inúmeras vantagens, investir em superfícies laqueadas, em especial em portas de madeira, a Arqweb conclui que é uma excelente opção.

Além do aspecto estético, as peças possuem maior durabilidade, devido a qualidade do material e do revestimento em laca e mesmo sendo um acabamento com um custo maior, nossa conclusão é que se você pode, vale a pena investir um pouco mais e trazer sofisticação e resistência à peça, em especial as portas de sua casa.

Com a Arqweb ficou mais fácil construir, pois além de dicas de obras, indicamos os melhores fornecedores para executar cada detalhe do seu projeto.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre superfícies laca, entre em contato com a Global Portas e Batentes, que eles executam o que precisar em portas e painéis de madeiras, inclusive serviço de laqueamento.

 https://www.arqweb.com.br/empresa/151/global-portas-e-batentes

 

Artigo elaborado e pesquisado por Ricardo França, sócio fundador da Arqweb com a colaboração da empresa Global Portas e Batentes. 

Fontes:

 

http://blog.moveiscasaverde.com.br/moveis-em-laca/#

http://www.liderinteriores.com.br/blog/laca-tudo-que-voce-sempre-quis-saber/