Qual o melhor tipo de churrasqueira?

A Arqweb foi buscar dicas para quem planeja sua área gourmet

Por Ricardo França 13/02/2021 - 16:00 hs
Foto: Nobre Grill Piracicaba
Qual o melhor tipo de churrasqueira?
Qual o melhor tipo de churrasqueira para sua área gourmet?

Churrasco faz parte da cultura, em especial de nós brasileiro, e apesar dos tempos de distanciamento social, onde não podemos nos reunir em números maiores de pessoas, um churrasco vai bem na companhia da família próxima e até sozinho!

Resultado de imagem para churrasco brasileiro

Dica da Arqweb: não adianta a carne ser de primeira e a churrasqueira de segunda. 

A Arqweb preparou um breve artigo com a colaboração da Nobre Grill, especialista em churrasqueira na região de Piracicaba, Limeira e Rio Claro e informará as diferenças dos braseiros, chaminé e dicas de grelhas.

 Por onde começar a planejar sua churrasqueira?

Inicialmente, convém verificar o espaço disponível para a instalação da churrasqueira, além de coifa, duto e chaminé para a exaustão da fumaça e escolher o modelo de churrasqueira ideal, que pode funcionar a carvão, gás ou eletricidade.

Nesse artigo, focaremos na churrasqueira com funcionamento a carvão ou a lenha, que é a preferência de Ricardo França, sócio da Arqweb.

França foi conversar com Pedro Santos, proprietário da empresa Nobre Grill e esclarecer algumas dúvidas e obter dicas sobre o planejamento para uma boa churrasqueira.

 Resultado de imagem para carvão churrasco

O que não pode faltar num espaço de churrasqueira?

Segundo Pedro, é essencial ter próximo um local para o preparo e manuseio da carne, como uma bancada e uma mesa de apoio.

A Arqweb constatou que na Nobre Grill você encontra uma variedade de mesas de apoio, inclusive dobrável, se você dispõe de pouco espaço ou não dispõe de uma bancada em seu espaço para preparo do churrasco.

Com a modernização dos ambientes e tendências arquitetônicas, a Arqweb também nota que hoje é muito comum serem aplicados braseiros com revestimentos refratários, que tem a facilidade de serem embutidos facilmente num balcão, ao invés da tradicional churrasqueira construída toda em alvenaria, ou em tijolinhos.

Na maioria das vezes é aplicado um braseiro, geralmente semelhante a uma cuba, revestido externamente de inox e internamente com material refratário.

Resultado de imagem para braseiro de embutir em bancada

Outra vantagem é a praticidade para instalação dos braseiros para montagem das churrasqueiras, o aspecto clean no ambiente e por isso são amplamente especificados nos projetos de áreas e cozinhas gourmets.

Para quem não abre mão da tradicional churrasqueira a carvão, é também a opção mais viável.

 Que materiais usar na caixa ou no braseiro da churrasqueira?

Pesquisando as opções disponíveis na Nobre Grill em Piracicaba, Pedro Santos especifica que as peças devem ser em aço inox de qualidade e Internamente revestidos com tijolos refratários e que é importante escolher pelas peças revestidas com mantas térmicas, pois como não são revestidas de tijolos, o calor não seja transmitido para ambiente.

Resultado de imagem para braseiro de embutir em bancada lã rocha

Com o que revestir a bancada em áreas com churrasqueira?

As rochas imunes ao calor, caso do granito, são bem-vindas, além dos porcelanatos em áreas com churrasqueiras.

Alguns materiais sintéticos, como o Dekton ou Silestone, da Cosentino, resistem também a riscos e manchas e por isso são indicadas na área ou cozinha gourmet com churrasqueira.

Resultado de imagem para bancada churrasqueira dekton

Aqui a dica dos parceiros da Arqweb é evitar opções porosas, como o mármore onde estarão instaladas os braseiros.

 Qual o melhor tipo de chaminé para churrasqueira?

Pedro Santos esclarece que em relação a eficiência, não há diferença entre as chaminés em alvenaria de tijolinho ou com dutos metálicos aplicados em churrasqueiras.

Em relação ao posicionamento, Pedro sugere que sempre que possível as chaminés de churrasqueiras sejam aplicadas no sentido do teto e quando for possível, evitem desvios.

Caso seja necessário desviar a chaminé da churrasqueira, a melhor opção nesse caso são as de dutos metálicos, mas é necessário que seja instalado um sistema de exaustão para evitar o retorno da fumaça para dentro do ambiente.

 

Qual melhor chaminé para churrasqueira: em alvenaria ou dutos de metais?

A diferença está no preço e na maioria das vezes chaminés com dutos metálicos, geralmente que já vem pintado nas cores branco ou preto, custam mais.

 Qual melhor tipo de grelha para churrasco?

A grelha é a preferida de muita gente na hora de fazer o Churrasco, pois a carne é assada por inteiro e não perde os seus sucos, ficando mais suculenta.

Resultado de imagem para grelha churrasqueira inox

Tipos de Grelha para Churrasco

  • Grelha Argentina. A grelha argentina é a solução perfeita para quem gosta de um bom churrasco e não quer que a fumaça se espalhe pelo ambiente.
  • Grelha Uruguaia / Tradicional. ...
  • Grelha Moeda. ...
  • Grelha Folha Dupla.

 

Quando o assunto é churrasco, a preferência é unanime, mesmo para pessoas com opção de dietas vegetarianas ou veganas, pois além da carne, há outras opções grelhadas, como tipos de queijos, legumes e frutas, que vão muito bem preparados na churrasqueira e ficam com sabor inigualáveis.

Aproveite essas dicas da Arqweb e que você encontra os melhores fornecedores para projetar e construir sua churrasqueira e entre em contatos com nossos fornecedores e profissionais.

https://www.arqweb.com.br/empresa/103/nobre-grill.html

Abaixo esquema para como construir sua churrasqueira sem erros. Conte com a Nobre Grill, melhor fornecedor de churrasqueiras em Piracicaba.