Vai iniciar uma construção?

Dica Arqweb para contra piso

Por Ricardo França 11/01/2021 - 18:40 hs
Foto: Google
Vai iniciar uma construção?
Qual a primeira etapa a ser feita na construção após o alicerce ou baldrames?

Enfim, você iniciou a execução do tão sonhado projeto da construção da casa nova e não vê a hora de começar a subir as paredes.

A Arqweb compartilha uma importante dica para você que irá construir sua nova casa em alvenaria convencional, ou seja, de blocos ou tijolos com concreto.

 

Nós da Arqweb constantemente temos acompanhado obras, desde de seu início e vemos situações diferentes: após alicerces e baldrames prontos e logicamente impermeabilizados, alguns profissionais optam em levantar primeiramente as paredes em alvenaria. Ver o sonho literalmente assumindo as formas, com o levantamento das paredes, é tudo o que mais querem aqueles que iniciaram a execução do projeto da casa nova, não é mesmo?

 

Será que seria vantajoso fazer o contra piso antes do levantamento das paredes de alvenaria? Tenho alguma vantagem em fazer o contra piso antes ou economizo algo fazendo ele antes na minha obra?

 

A Arqweb responde!

 

Quem comenta sobre assunto é Ricardo França, sócio da Arqweb, que expressa nesse artigo sua opinião pessoal e baseado nos acompanhamentos das obras que faz pela Arqweb, para especificar os fornecedores da rede de construção.

 

Como se vê no quadro abaixo, normalmente após a conclusão do alicerce e impermeabilização dos baldrames, é feito um aterro, para nivelamento do piso da casa e o que França questiona é: “já que vai aterrar, porque não fazer a escavação para passar a tubulação hidráulica e ganhar tempo?”

Nessa etapa França destaca a importância de ter um projeto bem definido, para evitar posterior o quebra-quebra e reforça que se existe dúvida, de se haverá necessidade de quebrar ou não, ou mesmo se não tem definido onde passará a tubulação hidráulica, está errado e essa obra não poderia nem iniciar, se não tem seus projetos concluídos, incluindo o projeto hidráulico, muito bem definido.

 

Enfim, uma vez realizado a infraestrutura de solo das instalações hidráulicas, não tem porque após o aterro, não fazer o contra piso em concreto, preferencialmente com nivelamento correto.

Um dos motivos de apontar as vantagens de se fazer antecipadamente o contra piso, é que se não o faz, a argamassa utilizada para assentamento dos blocos ou tijolos que cai no chão de terra, na maioria das vezes não tem como se aproveitar (não estamos afirmando que não tem como aproveitar, pois existe meios, mas é mais trabalhoso).

 

Outro risco é de danificar a estrutura do alicerce e prejudicando a impermeabilização realizada, por exemplo.

 

Tem ainda a questão das chuvas, pois fica um ambiente insalubre para se trabalhar, pois o barro criado com a terra molhada atrapalha o serviço do pedreiro, por exemplo, além de sujar as paredes já assentadas.

 

O que podemos apontar como desvantagens, ou não, e destacando novamente um dos pontos que já foram abordados logo acima nesse artigo, é que se não houver a previsão das instalações hidráulicas e adicionalmente os locais onde serão aplicadas as soleiras e rebaixos, como áreas molhadas e dos box, por exemplo, pode ser necessário quebrar e por isso devem estar previstas antecipadamente no projeto.

 

E tem a relação do melhor aproveitamento da argamassa que cai no piso.

 

Dica de economia da Arqweb!

 

Para não estragar o contra piso, uma dica é aplicar areia sobre o piso pronto, para auxiliar que a argamassa que porventura cair no chão, não grude e seja mais facilmente reaproveitada.

 

Outras vantagens, para construções que terão lajes, é maior facilidade no escoramento.

Imagina escorar a laje diretamente na terra ou pior, numa terra úmida ou molhada, onde terá que se dobrar a atenção com a base desse escoramento.

 

Uma das principais vantagens apontados por Ricardo França, é a qualidade do serviço na obra, que ficará mais fácil para os trabalhadores transitar a pé ou com um carrinho de mão. Os trabalhadores, profissionais e proprietários da obra tem mais facilidades de movimentação dentro da obra!

 

Outra coisa que Ricardo França observa nas obras, que o contra piso é feito, porém posterior precisa de uma regularização com uma camada muito espessa de argamassa para assentamento dos pisos e porcelanato, sendo que é possível planejar que o contra piso já seja regularizado e novamente entra ai a necessidade de prever isso antecipadamente em projeto.

E por último, destaca que fica muito mais fácil manter a obra limpa e organizada.

Espero que tenham gostado dessas dicas da Arqweb e deixem registrado outras dicas ou dúvidas que gostariam de verem sendo abordadas aqui em nosso portal de construção, que tem como objetivo especificar bons fornecedores, mas também o de compartilhar dicas para sua obra, principalmente dicas de economia para a construção da sua nova casa.

 

Aproveite e saiba o que é a Arqweb: https://www.arqweb.com.br/pg/10/o-que-e-a-arqweb/