Futuro da construção civil

Dicas e tendências na construção civil para 2021!

Por Ricardo França 30/12/2020 - 16:00 hs
Foto: Pesquisa Google Tendências construção 2021
Futuro da construção civil
Arqweb aborda nesse artigo a tendência da construção civil para 2021

 

A Arqweb foi pesquisar as tendências na construção civil para o ano de 2021 e ficou surpreendidas de constatar que muitas delas estão sempre a todo vapor!

 

Isso porque, se tem um segmento que tem potencial no Brasil, que ainda encontra resistências culturais para mudanças no processo construtivo é o da construção civil e em especial a construção de residências, ao redor do mundo o que se vê é bem diferente e justamente por conta de sempre haver busca em construções com melhor qualidade, mais rápidas e principal, mais econômica.

 

Isso é algo que sempre destacamos aqui no Portal da Arqweb e seu sócio, Ricardo França sempre frisa: “Não existe obra barata, mas isso não quer dizer que ela não pode ser econômica”.

 

E obra econômica, significa construir mais, ter mais qualidade com menos recursos, ou fazer mais que o inicialmente planejado com os mesmos recursos. Isso pode parecer algo fora da realidade do que acompanhamento nas obras residências, mas é necessário partir para mudança dessa forma de pensar, dessa cultura da construção civil.

 

O mercado de construção no mundo está sempre se atualizando, com novidades e novas possibilidades de se reinventar e empreender, sem dúvidas, é o da construção civil.

 

Neste cenário, preparamos um material com as principais tendências para 2021, as novidades que prometem impactar este setor e, por isso, é necessário ficar atento para adequar sua construtora ou loja para continuar competitiva no mercado.

 

Confira a seguir as tendências na construção civil para 2021 e saiba como continuar relevante no mercado no próximo ano! 

 

Cidades inteligentes

 

Cidades inteligentes é uma das maiores tendências na construção civil 

Inovação para construções sustentáveis, as cidades inteligentes são projetos com o objetivo de otimizar recursos naturais, energia e mobilidade.

Não tem como deixar essa tendência de fora do setor da construção civil, uma vez que é um dos assuntos mais comentados em feiras e eventos do segmento, sendo considerada o futuro da nossa vida urbana.

Os pontos característicos desta tendência são o uso de tecnologia e conectividade para tornar processos mais inteligentes, viáveis e com maior qualidade de vida.

 

Exemplo: A Construct apresentou um case sobre Nova York ser uma das cidades que já vive essa tendência. Em 2017, Nova York foi eleita a cidade mais inteligente do mundo pela IESE Center for Globalization and Strategy. Em colaboração com a Cisco, lançaram na cidade uma plataforma interativa que converteu sistemas telefônicos públicos antigos para fornecer acesso à internet para todos os residentes. Além de fornecer informações sobre eventos locais, notícias de vizinhança e listas de entretenimento, a plataforma ainda fornece alertas de segurança.

 

 Construções verdes 

 

O principal objetivo dessa tendência na construção civil para 2021 é a sustentabilidade, para reduzir custos operacionais e preservar os recursos ambientais.

 

Neste contexto, projetos em madeira, como portas por exemplo, devem prezar por processos de reflorestamento. Ou seja, pensando em crescer no segmento, seja lojista ou construtora, fica a dica: ter parceria com empresas que trabalham com atividades de reflorestamento.

 COVID-19 levará construção sustentável a novo patamar | Cimento Itambé

Cada vez mais famosas, as construções verdes ainda garantem tempo menor para retorno do investimento e tendem a ser cada vez mais valorizadas com o passar do tempo – estando em alta para o próximo ano.

 

Building Information Modeling – BIM 

Outra tendência que está dando o que falar e garante ainda mais popularidade no ano que vem é o BIM, que em termos simples, visa otimizar o processo de construção em toda a sua abrangência, desde o planejamento, até o canteiro de obras, a construção e seu funcionamento.

 

Dentre as muitas funcionalidades dessa ferramenta, estão inclusas:

 

  • Facilidade em estipular dimensões de paredes;
  • Assertividade para identificar localização de canos hidráulicos e tubos de gás;
  • Informações relacionadas aos tipos e quantidade de materiais e mão de obra que serão necessários para a execução do projeto. 

 

Basicamente, por meio de softwares como Autodesk Revit e Vector Works, o Building Information Modeling possibilita realizar simulações sobre tudo o que pode dar certo ou errado na construção, antes mesmo de começá-la.

Construção modular 

Construção modular: os pré-moldados vem com tudo!

Uma das tendências para 2021 na construção civil que está sendo bastante reverenciada é o modelo de construção com pré-moldados, que se apresenta como uma ótima opção de economia de tempo e dinheiro na obra, sem perder qualidade.

 

A construção modular não é exatamente uma novidade, mas tem ganhado força nos últimos tempos com a Indústria 4.0, e o crescimento da procura por projetos mais práticos e que possam ser concluídos em tempo mais hábil.

 

Basicamente, construções com pré-moldados, são feitas com módulos individuais, que podem ser encontrados em diferentes materiais, como madeira, vidro, concreto e aço.

 

Construtoras e lojistas: como se preparar para as mudanças? 

Antes de mais nada, é fundamental para o seu negócio atingir um nível de crescimento sustentável, ter parceria com empresas modernas, que estejam aptas e dispostas a acompanhar e se adequar às mudanças do segmento.

 

Considerando as tendências citadas neste artigo, pontuamos a seguir algumas atitudes que podem ajudar a se adaptar melhor às mudanças e, principalmente, fazer parte delas. 

 

Contrutoras

Fiquem atentas: 

  • Contratação de mão de obra especializada;
  • Trabalhar com fornecedores comprometidos com o meio ambiente e qualidade de vida;
  • Buscar alternativas que possam reduzir os custos operacionais;
  • Adotar softwares de gestão de obras;
  • Estar informado e se adequar a soluções de energias renováveis;
  • Prezar pela segurança do trabalhador;
  • Gerenciamento inteligente de resíduos.

 

Lojistas 

Procurem:

 

  • Trabalhar com fornecedores comprometidos com o meio ambiente e qualidade de vida;
  • Se atualizar sobre as novidades no seu segmento de mercado;
  • Buscar entender o que o seu público precisa e deseja;
  • Estar informado sobre novas possíveis soluções que são criadas e entender o que isso pode acrescentar para seus clientes.

Mas principalmente, fique atento ao fator sustentabilidade, que dentre todas as tendências, esta é a que se destaca.

 

Logo, saber como são as florestas, a preocupação com o meio ambiente e qualidade dos processos dos seus parceiros comerciais e fornecedores é fundamental para o sucesso do seu negócio no próximo ano.

 

E lembre-se, o consumidor mais do que nunca, está em busca de soluções completas, com o objetivo de unir praticidade, qualidade e economia.

 

 E então?

 

 Neste conteúdo apresentamos as principais tendências na construção civil para 2021, com o objetivo de oferecer atualizações relevantes para o seu ramo de negócio continuar crescendo no próximo ano.

  Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco!

 

Agora, se você quer saber mais sobre nós da Arqweb e formar uma parceria de sucesso, está no caminho correto.

 

Com a Arqweb, ficou mais fácil construir.

 

Estamos à disposição para auxiliar quem irá construir ou reformar na região de Piracicaba, Limeira, Rio Claro, Americana indicando os melhores profissionais e fornecedores da construção civil.

 

Arquiteto e engenheiro civil, venha fazer parte dessa grupo e apresentar suas inovações e compartilhar conhecimento.