Reforma de apartamento pequeno

O apartamento passou por um reforma radical

Por Renata Mascarenhas 10/11/2020 - 19:58 hs
Foto: Lamy Covolan

No bairro da Liberdade, em São Paulo, o apartamento do casal e suas duas filhas adolescentes passa por uma reforma radical. O responsável pelo projeto é Adriano Couto, do escritório Vertentes Arquitetura.

Em primeira mão a Arqweb compartilha com você leitor a transformação no imóvel de 38m². O objetivo é atender às pernoites semanais e finais de semana da família na capital paulista. 

O empreendimento foi inaugurado há menos de 4 anos, com o apartamento em bom estado e acabamentos originais. O projeto apresentado à família foi imediatamente aprovado, almejando um ambiente moderno, com característica industrial, potencializando a metragem útil do imóvel. A proposta foi unificar os ambientes, integrando cozinha, sala, e dormitório.

A grande mudança para chegar ao resultado foi eliminar as paredes que separavam a cozinha da sala, e da varanda à sala, tornando os ambientes 100% integrados. Também foi removida parte da parede entre o quarto e a sala, dando espaço para um conjunto de portas de correr tipo "mão-amiga", que permite ampliar o vão entre os ambientes quando conveniente. 

Confira as imagens com o resultado.

Para o piso de todos os ambientes foi especificado o cimento queimado, marcando o aspecto industrial.

Para a bancada da cozinha, destinada às refeições, foi especificado o Quartzito Mykonos.

Todos os armários do apartamento foram produzidos em MDF, nas cores azul petróleo,  curupixa e off white. E prateleiras flutuantes em ferro com chapa metálica expandida 

Detalhe da porta de correr é a divisão do quarto para os outros ambientes, o material utilizado foi ferro na cor preta e vidro canelado, proporcionando maior privacidade.

 

 

Vertentes Arquitetura 

Projeto - 2019

Obra - 2019 - 2020

Localização - Bairro da Liberdade - São Paulo

Medida - 38 m²

Foto - Lamy Covolan

Jornalista: Renata Mascarenhas - Mtb 33542