Tendência na arquitetura

Muxarabis

Por Ricardo França 23/09/2020 - 20:30 hs
Foto: Global Portas e Batentes
Tendência na arquitetura
Projeto de Cris Furlan e execução porta com painel Muxarabis

Na arquitetura e no design elementos que remetem ancestralidade estão se tornando tendência. Entre eles, estão os muxarabis na arquitetura redesenha um contexto mais moderno com o toque ancestral. Eles podem ser aplicados em diversos usos. 

Segundo a nossa embaixadora de arquiteta, Eliza Schuchovski, os muxarabis são muito utilizados pela arquitetura árabe.

Carregando originalidade, são moldados em diversos materiais por uma malha de vazio e preenchido em um desenho modular, cartesiano ou orgânico. “Os elementos criam uma integração do ambiente interno com o externo em um efeito de luz e sombra.

Como fechamentos ou divisores em ambientes eles sempre destacam a permeabilidade, oferecendo o controle da luminosidade que pode ser determinado por um desenho mais aberto ou fechado”, explica a arquiteta Eliza Schuchovski.

Os muxarabis carregam desenhos exclusivos, que criam uma identidade visual. Sendo assim, são verdadeiras obras de arte assinadas por arquitetos, designers e artistas plásticos.

Obra da Arquiteta Cris Furlan, no Residencial Alphaville, em Piracicaba, SP. 

“Na arquitetura brasileira os muxarabis árabes inspiraram os cobogós, elemento vazado feito artesanalmente em cimento e tijolo. São considerados uma das mais tradicionais soluções para a arquitetura de origem brasileira”, finaliza Eliza Schuchovski.

Além de garantir elegância aos projetos, essas soluções arquitetônicas auxiliam na circulação de ar, além de filtrar a entrada da luz natural.

As imagens desse artigo são projeto da Arquiteta Cris Furlan, de Piracicaba, executado em painel de madeira pelo fornecedor qualificado da Arqweb: Global Portas e Batentes.

Visite o perfil da Global no portal da Arqweb:

https://www.arqweb.com.br/empresa/151/global-portas-e-batentes.html

 

Painel em madeira aplicado em porta de correr como elemento de divisória executado pela Global Portas e Batentes. 

Fonte: https://topview.com.br/estilo/muxarabis-na-arquitetura-eliza-schuchovski/