Diferenças entre luz amarela e luz branca

Luz amarela ou luz branca, qual escolher?

Por Ricardo França 07/09/2020 - 17:30 hs
Foto: Master House
Diferenças entre luz amarela e luz branca
Entenda a diferença entre luz quente e luz fria e crie a iluminação perfeita!

Vamos lá, a Arqweb consultou seus parceiros e fez pesquisa para apresentar se existe uma cor melhor para iluminação: branca ou amarela e como aplicar da melhor forma em cada um dos ambientes.

 

É normal ter dificuldade na hora de escolher um tipo de iluminação adequada para um ambiente. Quando se envolve questões estéticas, até os gostos influenciam nessa escolha.

 

Mas quem nunca errou na escolha da lâmpada? Para evitar esse problema vamos mostrar a diferença entre luz quente e luz fria.

 Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanso para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.

 A luz amarela, também chamada de luz quente, é, como o nome diz, mais amarelada do que a luz branca ou luz fria. 

 Esse efeito visual faz com que elas deixem os ambientes mais aconchegantes, já que os objetos ficam menos nítidos. 

 Essa falta de nitidez é inclusive representada por um índice conhecido como IRC, ou “Índice de Reprodução de Cores”, que é menor na luz amarela do que na luz branca. Ou seja, a luz branca deixa os objetos mais nítidos, com suas cores menos distorcidas.

 O que não existe é uma diferença de temperatura propriamente dita entre elas. A luz amarela não esquenta de fato o ambiente mais do que a luz fria.

 Isso depende mais do tipo de lâmpada usado, independente da sua cor. Lâmpadas dicróicas, por exemplo, deixam os ambientes com a temperatura mais alta do que as lâmpadas led, que não esquentam.

 Mas existem lâmpadas led amarelas e brancas, e isso não faz diferença nesse sentido. A diferença entre a luz quente e luz fria é apenas uma questão de efeito visual e psicológico.

 

 Onde usar luz amarela e luz branca

As luzes brancas ou frias costumam ser mais indicadas para ambientes onde é preciso enxergar bem os objetos, como a cozinha e o banheiro.

 Já na sala e nos quartos a recomendação é usar luz quente, para deixar a ambientação mais acolhedora.

 No entanto, isso não é uma regra absoluta. Por isso, se a intenção for deixar a cozinha ou o lavabo mais acolhedor, por exemplo, a luz amarela pode ser usada. No final depende apenas do efeito desejado realmente, e também do gosto de cada um.

E para amenizar o impacto da luz branca nas salas e quartos, pode ser feita iluminação indireta. Assim as lâmpadas não ficam visíveis, deixando a ambientação mais intimista e confortável mesmo com a cor de luz mais fria. 

 

 Pode misturar luz branca e amarela?

 Se a intenção for dosar e equilibrar os efeitos da luz branca e da amarela, elas podem ser misturadas no ambiente.

Mas para fazer isso e ficar legal é preciso que as luzes estejam bem integradas. Ou seja, não fica bom deixar um canto todo branco e outra parte toda amarela, pois elas acabam ficando muito desconectadas.

 A mistura da luz branca com a luz amarela pode então ser feita, mas de maneira intercalada.

 Agora, para que serve cada tipo de iluminação. Você sabe responder? Não? A Arqweb responde:

 

 ARANDELAS

 Para que servem? uma luz indireta, pode ser branca ou amarela e funciona como um abajur no ambiente ou como luminárias balizadoras, que mostram o caminho a ser seguido na sua casa.

Onde colocar? Esse tipo de instalação é perfeita para áreas de corredor, lavabo, quarto de bebê, cabeceiras no quarto.  Em uma medida padrão, a instalação deve ser feita em uma distância de 1,90m do chão. Não precisa ficar preso a essa altura, mas é o que normalmente é feito.

 

FITA DE LED

 Para que servem? muito fáceis de instalar e comprar, ela pode ter várias cores e permite que você defina o clima do ambiente através da iluminação.

Onde colocar? Pode dar um toque atrás das prateleiras, televisão ou até na cabeceira da cama.

 

LUMINÁRIA PENDENTE

 Para que servem? São aquelas que ficam penduradas no teto e servem para focar a luz, deixar a atenção para a mesa ou objeto onde ela está instalada em cima. Com uma lâmpada amarela, traz a sensação de conforto

Onde colocar? Muito usadas em cima da mesa das refeições. A instalação tem uma altura padrão: deixe a lúminária a, no mínimo, 80 cm de distância do tampo da mesa. Outra dica é escolher uma lâmpada que é um pouco fosca em cima para não agredir aos olhos.

 

LUMINÁRIA DE COLUNA OU LUMINÁRIA DE CHÃO

 Para que servem? Com uma lâmpada branca, permite que você dê atenção à leitura de um livro ou a algum trabalho feito no computador.

Onde colocar? Ela é uma peça solta que você pode movimentar pela casa, colocando próxima a uma poltrona, por exemplo, onde a instalação da iluminação fica mais difícil.

 

TRILHO COM SPOTS

 Para que servem? Em um ambiente que só tem um ponto de luz, como em todas as casas brasileiras normalmente, o trilho proporciona que seja possível ter focos de luz direcionados, como, por exemplo, apontado para o guardarroupa. Se os spots forem direcionados para o teto de cor clara, ele pode ser usado como um refletor.

Onde colocar? No teto, especialmente.

 

Na Arqweb você encontra tudo para sua obra, seja ela a construção de uma casa nova ou uma reforma. Fornecedores de A a Z para sua obra, desde materiais básicos, até acabamento, incluindo iluminação e decoração.

 Sabe o melhor? Todos os fornecedores do Portal da Arqweb são qualificados, o que quer dizer que um grupo de profissionais e clientes avaliaram previamente no que diz respeito a fornecimento, custo, qualidade e pontualidade.

 

Você pode cotar diretamente pelo Portal da Arqweb sem interferências, pois a Arqweb não intermedia negócios, recebe comissão ou tem um programa de pontuação para profissionais. Porque?

 Para que você consumidor final possa obter a melhor negociação e diretamente com o fornecedor.

 

Precisando comprar, trocar ou melhorar a iluminação de sua casa, escritório ou empresa? Conte com os melhores fornecedores e ainda recebe uma consultoria personalizada como adequar a melhor iluminação: branca ou amarela ao seu projeto e ambiente.

 

CASA LUSTRE PIRACICABA

https://www.arqweb.com.br/empresa/220/casa-lustre.html

 

Ambientes e produtos da Casa Lustre Piracicaba

 

 

LUMART PIRACICABA

https://www.arqweb.com.br/empresa/172/lumart-iluminacao.html

 

Ambientes e produtos da Lumart Piracicaba

Fontes de pesquisas:

 

http://gshow.globo.com/Estilo/Decoracao/noticia/2016/11/branca-ou-amarela-como-escolher-luz-ideal-para-cada-ambiente.html#:~:text=Luz%20branca%3A%20proporciona%20uma%20situa%C3%A7%C3%A3o,quarto%20e%20sala%20de%20casa

 

https://dicasdearquitetura.com.br/luz-amarela-ou-luz-branca-qual-escolher/