Prevenção contra cupins de solo

Barreira química

Por Ricardo França 05/03/2022 - 15:00 hs
Foto: Helpinsect
Prevenção contra cupins de solo
Quando se fala desse inseto: cupim é sinônimo de muitos transtornos.

Os cupins representam grande risco para residências e prédios em todo o mundo.

É considerado uma das pragas que mais causam prejuízos materiais, afetando imóveis em diversas circunstâncias.

Como proteger seu imóvel dos cupins de solo? 

Ter a fundação do prédio ou casa bem calculada, assim como uma construção bem executada, podem não ser os únicos elementos que devem ser levados em conta numa obra. São importantes planejar os tratamentos contra insetos, principalmente os cupins, que podem causar vários danos ao seu imóvel, no caso de alguma infestação. .

Segundo Alfredo José Rossetto Jr, diretor técnico da empresa Helpinsect de Piracicaba, as duas principais espécies encontrada no meio urbano são:

Cupim subterrâneo (Coptotermes gestroi), popularmente conhecido como “cupins de solo” ou “cupins de parede”. Os ninhos de cupins podem ocorrer em diferentes locais sem contato direto com o solo, ou mesmo no subterrâneo, sendo formados de matéria orgânica.

Já o cupim de “madeira seca” (Cryptotermes brevis), que constrói seus ninhos em madeiras estruturais de construções, ou nas mobílias das casas, peças de madeira ou estruturas de telhado, miolo das portas, móveis e forro e até em mdf's. .

As duas espécies podem causar sérios prejuízos e provocar acidentes como curto-circuito, incêndios e desabamentos.

Esse artigo foca no cupim subterrâneo, para aquele quem tem um terreno e está projetando  ou está iniciando a construção.

Alfredo complementa: “Mantenha os cupins longe de sua residência ou empresa” e lista algumas dicas:

  • Madeiras nobres como peroba, ipê e aroeira são mais resistentes aos ataques dos cupins;
  • Após o término da obra, devem-se eliminar rachaduras e frestas presentes na edificação, pois elas poderão servir de entrada para instalação de novas colônias;
  • Faça o tratamento químico preventivo.

Robson Mauri, que já atuou na área e acompanha o trabalho realizado pela Arqweb, está construindo uma casa em condomínio na cidade de Piracicaba, com sua experiência, reforça: “cupins de solo atacam tudo que tenha madeira, e podem sim atingir até mesmo os móveis planejados”.

“Eles fazem galerias e normalmente “andam” escondidos, inclusive a capacidade de "atravessar" concreto (ele não come concreto, como algumas pessoas dizem), mas podem atravessa-lo!”.

Mauri dá uma dica muito importante, que é evitar deixar resíduos durante a construção, como sobras das caixarias, sarrafos, tábuas, retirando tudo que for madeira da obra, pois lá na frente isso pode servir de “atrativo” para os cupins.

Um dos métodos utilizados para controle de cupins é o de barreira química.

Como os cupins subterrâneos utilizam paredes, vãos entre lajes, e juntas de dilatação, é necessário realizar a aplicação também nestes locais. Para isso é necessário fazer furos nas paredes ou piso do local a ser tratado, quando em construção existente e habitada.

O controle de cupins subterrâneos não funciona com uma simples pulverização ou tratamento no armário.

Importante ressaltar que os cupins de solo utilizam também a rede elétrica (os dutos) para movimentação da colônia.

barreira química é sem dúvida o tratamento mais eficaz, sendo realizado apenas por empresas especializadas.

Alfredo Rossetto da Helpinsect destaca ainda que a barreira quimíca é um método muito eficiente no tratamento de infestações de cupins de solo, entre outras espécies de cupim.

 Instalado no contra piso e que possibilita reaplicações, onde se coloca, em volta de todo o terreno, tubos de PVC com pequenas perfurações, em módulos instalados abaixo do nível do contra piso e acoplado num tubo vertical, por onde é despejado o líquido descupinizante.

 Esse sistema é permanente e reduz custo, além de evitar quebra-quebra, não exigir manutenção e o investimento inicial, para quem está iniciando construção é muito interessante.

 Quando instalado na primeira fase construtiva, proporciona um tratamento de solo perfeito e dispensa o uso do inseticida liquido de alta durabilidade na base da edificação, impedindo o acesso de cupins de solos/concreto e facilita a manutenção no futuro, pois as reaplicações ocorrem a cada 4 anos, sem odor, sem barulho e são realizados nos pontos de aplicação que ficam nos corredores e dentro de caixas de tomadas 4x4.

 Gostou dessa matéria? Se foi útil para você, compartilhe!

 Essa matéria foi escrita com base nas dúvidas de leitores e seguidores que acompanham o trabalho da Arqweb Rede de Fornecedores e utilizam nosso portal, referência no setor da construção civil no interior de São Paulo.

Se você tem alguma dúvida, compartilhe com nós! Logo sua resposta pode estar em forma de matéria em nosso portal.

A Arqweb tem parceria com a Helpinsect, que é uma empresa que conta com extensa experiência no ramo de controle de pragas, higienização em reservatórios d'agua e desentupimentos.

Se você está construindo, importante considerar a etapa de descupinização logo no inicio de sua obra. 

Se mora num condomínio fechado, fique atento ao aparecimento de cupins nas áreas comuns e  avise imediatamente seu sindico ou gestor do condomínio. 

E é lógico, chama e Helpinsect e solicite diretamente um orçamento no Portal da Arqweb sem interferências e com condições especiais. 

Solicite um orçamento para Helpinsect. Clique aqui!