Zambon Engenharia - PROJETO ESTRUTURAL

Zambon Engenharia - PROJETO ESTRUTURAL


Redes Sociais

Sobre o Profissional - Zambon Engenharia - PROJETO ESTRUTURAL

Segurança Estrutural, Durabilidade e Funcionalidade

O Projeto Estrutural, ou Cálculo Estrutural, é o dimensionamento e detalhamento de todas as peças estruturais em concreto armado ou alvenaria portante, responsáveis pela sustentação da edificação e a transmissão das cargas ao solo. Elaborado por um engenheiro civil especialista em estruturas, esse projeto é de fundamental importância para a segurança da edificação com a garantia da estabilidade e a permanência da obra ao longo da sua vida útil para a qual foi projetada.

Este projeto visa adaptar o projeto arquitetônico ao sistema estrutural mais adequado, proporcionando ao cliente rapidez na execução da obra, economia de investimentos em materiais excedentes e facilidade na obtenção de orçamentos como estaqueamento da fundação, ferragens, formas e concreto usinado, e o mais importante: a preservação da integridade dos operários e futuros moradores.

Uma construção que não contemple um projeto estrutural poderá gerar problemas futuros como trincas de paredes e revestimentos, limitações de cargas adicionais, posicionamento de pilares em locais indesejáveis ou ainda, e pior, dimensionamento inferior ao necessário, o que poderá provocar a condenação do imóvel. É sempre bom lembrar que uma edificação com peças estruturais superdimensionadas representam custos altos e não significa obrigatoriamente segurança.

É necessário para a elaboração do projeto estrutural, além do projeto arquitetônico, o laudo de sondagem. Este documento, executado por empresas especializadas, tem a finalidade de informar a classificação dos solos, o nível do lençol freático e a capacidade de carga do terreno. Informações necessárias para o dimensionamento adequado das fundações.

Com o projeto estrutural em mãos, é possível obter os custos de infra-estrutura (fundações) e supra-estrutura (lajes, vigas, pilares e alvenarias estruturais). Inclui no projeto estrutural o conjunto gráfico: locação da fundação e pilares; plantas de forma e projetos de armação da: fundação, pilares, vigas baldrames, vigas e lajes dos pavimentos superiores, escadas, rampas, muros de arrimo e especificações do concreto a ser utilizado e o fornecimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) do projeto estrutural.

 

O Projeto Estrutural é a garantia da tranqüilidade. É economizar com segurança e responsabilidade.

 

Como Chegar